sexta-feira, 4 de março de 2011

O Oscar e suas escolhas!

Geralmente as escolhas do oscar são, pelo menos ao meu ver, um tanto duvidosas. Ando meio descrente com esta premiação desde que Transformers perdeu o oscar de melhor efeito visual para a Bussula de ouro em 2008. Enfim, no ultimo domingo ( 27 de fevereiro de 2011) ocorreu a entrega dos premios e "O Discurso do rei"( ODR) ganhou o oscar de melhor filme desbancando o meu preferido: "O cisne negro".


Não que ODR seja ruim e não merecia ganhar o premio. Longe disto, o filme é muito bom, não é cansativo e os atores estão dando um show de atuação. Colin Firth sem duvida foi o melhor ator de 2010 (ponto). Mas eu não sou nenhum critico de cinema e nem sei analisar uma filme sobre a visão de tecnicas, angulos de camera, fotografia etc. O meu parametro para decidir se um filme é bom ou ruim é como eu saio do cinema. Se o filme é bom, eu saio maluco! Quero discutir, falar, escrever... Se o filme é uma bomba: A unica coisa que eu quero é comer meu subway e ir para casa. Acho que a maioria das pessoas são assim.


(Helana Bonham Carter, Colin Firth e Geoffrey Rush )

O discurso do rei me fez querer discutir e analisar a historia. Fui comer depois e o assunto da conversa foi o filme. Definitivamente o filme é muito bom.

Mas a historia é comum. Não vou falar que este filme é "somente mais um" na multidão porque estaria sendo injusto com atuações como a de Helena Bonham Carter (Harry Potter, a fantastica fabrica de chocolate). E de injustiça basta Christian Bale (O lutador, Batman) ter ganho o oscar de melhor ator coadjuvante no lugar de Geoffrey Rush (O discurso do rei, Piratas do Caribe).

Quando falo em "historia comum" quero dizer que ODR apresenta um narrativa que não abre a oportunudade de o espectador "especular" sobre os possiveis rumos/significados do enredo. Ela, de uma certa forma, é "linear" e direta. A historia acontece e ponto. É um rio de efluentes pouco desenvolvidos. Mas repito: O filme é excelente e deve ser visto.

Eu não estaria escrevendo este texto e teria concordado com a decisão do Oscar se não fosse duas palavras: CISNE NEGRO.


Fui ver este filme sozinho e quando sai da sala do cinema eu tava desesperado e não tinha ninguem para comentar. tentei puxar assunto, mas não tive sucesso. Então, num ato de desespero, liguei para o meu pai para poder falar quão maravilhoso foi o filme.

Natalie Portman ( V de vingança, Closer) em conjunto com o diretor Darren Aronovsky( pi, A fonte da vida), conseguiram criar uma historia cheia de facetas e interpretações. Pois Cisne Negro vai alem do que você esta vendo na tela e abre infinitas formas de se explicar o que esta passando com a personagem. Não é um filme pronto. É um filme que deve ser construido.


(Natalie Portman e Darren Aronovsky)
Uma outra coisa genial: O Cisne negro consegue passar toda a aflição que a personagem esta sentindo de uma forma tão forte que, em certas cenas, o filme chega a ser agoniante. Fragilidade, medo, alucinação, dor, odio, saem da tela e chegam ao espectador de uma forma intensa. Estamos diante de um filme com 3D sentimental.


Mas enfim. Qualquer pessoa pode derrubar o que eu escrevi dizendo:
-" Você falou isto por que gostou mais de Cisne negro".
Sim, logicamente esta é a resposta. Porque umas das coisas que torna os filmes bons é a possibilidade de discutir o seu enredo. Por este motivo, vamos discutir. Os comentarios são cortesia da casa!! Um grande abraço a todos.
COELHO






Related Posts with Thumbnails

7 comentários:

Kaum disse...

depois que Inception não ganhou de melhor trilha sonora minha vida não faz mais sentido...

Tsc tsc...


Mas acho que NUNCA que Black Swan iria ganhar de melhor filme...
a academia não gosta muito desses filmes angustiantes e com história aberta a dúvidas, eles preferem alguma coisa mais simples (claro, com uma história boa, mas simples) com foco na atuação e direção..
Por isso que sempre tem o combo "melhor filme/melhor ator/melhor direção"

Okman disse...

o Filme é realmente foda, mas não é muito convencional, mas ainda tinha alguma esperança , vendo que filmes como guerra ao terror fizeram história ano passado.
Mas tenho certeza que ele merecia estar nessa categoria, não como Inception ou toy story que foram indicados para agradar ao publico

Anônimo disse...

NA BOA....PRA MIM O DISCURSO DO REI ESTÁ EM TERCEIRO LUGA, SEGUNDO LUGAR ESTÁ BLACK SWAN E EM PRIEMIRO COM LOUVOR ESTÁ BIUTIFUL (q foi MARAVILHOSO de ver)

Anônimo disse...

Christian Bale não merecia Oscar de ator coadjuvante? aff...com certeza você não entende nada de cinema mesmo!!! a propósito Christian Bale NÃO FEZ O LUTADOR se informe primeiro antes de impor sua opinião.

Anônimo disse...

Christian Bale não merecia Oscar de ator coadjuvante? tá parei ai.

Phelps disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Fighter
Chris Bale fez o lutador sim. Como é um nome comum grandes chances de ter se confundido com outro filme de mesmo nome.
Agora, Geoffrey Rush é ótimo ator também. Quem merecia ou não é questão de opinião.

Lucas disse...

Você falou tudo. Cisne Negro tem 3D sentimental.
É incrível como esse filme te absorve pra história e a atuação da Natalie Portman é incrível.

Postar um comentário