segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Confusões no Oriente médio - parte 1 – Criação de Israel



Minha ideia principal era fazer uma resenha sobre a vida de Yasser Arafat,mas decidi que seria melhor introduzir antes um pouco da história da Palestina e de Israel . Tudo no texto esta super ressumido e há vários fatos faltando, esse post é para quem quer ter uma idéia geral do que esta acontecendo e por isso eu me concentrei em pegar o que EU acho mais importante, então não me encha o saco, se quer saber mais detalhadamente o que acontece por lá procure por livros e não blogs.


1° você tem que saber que jerusalém oriental é uma cidade sagrada para as 3 grandes religiões (católica, Islâmica e judaica).
2° Os judeus não tinham um país próprio, e estavam espalhados pelo mundo,como sabemos pelo próprio esteriótipo muitos deles eram podres de ricos, e por isso eram considerados por várias nações como sanguessugas que se aproveitam das riquezas dos outros povos.
3° 60% das reservas de petróleo do mundo se encontram no Oriente Médio e por isso é uma região de grande importância para o mundo inteiro.
4° Palestina é o nome dado pelos Ingleses á região que hoje é divida em 3 territórios, são eles, Cisjordânia, Israel e Faixa de Gaza, com exceção dos Israelenses ,os habitantes dessa região são Árabes em sua maioria seguem a religião Islâmica.
5° Não existe um Estado palestino, Faixa de Gaza e Cisjordânia são territórios que tem presença de militares Israelenses, e grande parte dos palestinos estão dispersos pelos países árabes em campos de refugiado.



A atual região onde se situa Israel, Cisjordânia e a Faixa de Gaza era uma colonia Inglesa, que no seculo XIX e XX começou a receber uma crescente quantidade de imigrantes judeus, principalmente durante e após a 1° e 2° guerras mundiais. Os judeus viam nesse território a possibilidade de criação de um Estado realmente judaico. Com a crescente população judia na região,que era mais rica e poderosa que os palestinos, a pressão internacional pela independência da região cresceu. E a ONU coordenou a Criação de um Estado palestino e um judeu, sendo que Jerusalém Oriental seria uma área internacional guardada por um exército internacional, como o da ONU ou o da Suíça (exercito da guarda do vaticano). Como a Suíça , em alguns momentos apoiou a Alemanha na 2° guerra, os Israelenses optaram pelas tropas da ONU.





Os Estados árabes(Síria, Jordânia, Egito etc) são completamente contra a criação Israel, pois acreditam que essa região pertence a eles, e assim que o Estado Judeu realmente nasceu em 15 de maio de 1948, os países árabes declararam guerra, Israel ganhou com muita facilidade e conquistou diversos territórios, foi criada a Faixa de Gaza ocupada pelos Egípcios, e a Cisjordânia que foi ocupada pela jordânia, nesse período milhares de palestinos foram expulsos de suas casas na áreas anexadas pelos judeus. (na imagem abaixo podemos ver a expansão do Estado Israelense)
Entre atentados e conflitos, em 1967 acorreu a 'Guerra dos 6 dias', em que Israel atacou preventivamente Egito e Jordânia, vencendo a guerra facilmente, anexou diversos territórios entre eles Jerusalém Ocidental, que teoricamente era um território internacional! com o pretexto de que usando o exercito israelense seria proporcionado maior segurança aos judeus que viviam na região de Jerusalém.



A simples criação de Israel já era motivo de revolta para os Árabes, com a tomada de Jerusalém o extremismo cresceu muito na região, criando conflitos muito difíceis de serem solucionados.
No próximo post vou falar um pouco sobre o extremismo dos muçulmanos e os grupos que vivem para destruir Israel.

Related Posts with Thumbnails

1 comentários:

Phelps disse...

Parece título da sessão da tarde
"E nossos amiguinhos vão se meter na maior roubada....

Postar um comentário