terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Home-Aranha 2 – Visão filosófica de um WebHeadFreak




É fato que a lançamento de Homem Aranha: O Filme foi o estopim para uma avalanche de bons filmes baseados em super heróis ou em comics em geral. Até então tínhamos que engolir as tosqueiras dos filmes do Super Homem ou os devaneios do Tim Burton sobre o Batman.
Antes mesmo de seu lançamento Homem Aranha foi alvo de várias criticas relacionada ao lançador de teias ou mesmo a semelhança física de Tobey Maguire com Peter Parker, críticas infundadas visto que toda adaptação cinematográfica é literalmente uma “adaptação” e a mudança de mídia deve ser vista com outros olhos.
Por fim, o filme foi um sucesso de bilheteria e crítica, sendo considerado um dos melhores filmes de super-heróis até hoje.
A condição capitalista mundial assegurou a gravação de uma seqüência, porém, esta veio a carregar um grande fardo, visto que seu antecessor foi de extrema qualidade e superá-lo ou mesmo se equiparar a este seria uma tarefa difícil.

Lançamento do Homem Aranha 2
Fato: o melhor filme de super-herói de todos os tempos. (talvez haja um empate com Dark Knight, mas isso não é assunto para o momento).
O vilão
Dr. Octopus deve ter sido uma escolha difícil...lembro me que ao assistir o primeiro filme (e ter gostado muito), não vi futuro para seqüências , já que a grande luta de Peter nos quadrinhos sempre foi com o Duende Verde e esta, por sua vez, foi retratada no primeiro filme. Utilizar o melhor vilão no primeiro filme poda, e muito, os filmes seguintes.
As próximas escolhas estariam certamente entre Venom (o “lado negro” do Homem Aranha) e Dr. Octopus (doutor maluco e suas experiências bizarras).
Nunca apostaria em Dr. Octopus, visto que no primeiro filme mudaram as origens do Homem Aranha e não utilizaram a versão em que Peter é picado pela aranha durante um dos experimentos do até então Dr. Otto Octavius, mas a escolha foi feita e acertada.


Apesar de ser um grande fã dos quadrinhos fiquei feliz ao ver a caracterização de Dr. Octopus no filme, um pouco mais “humanizada” por assim dizer. Seria impossível ver a versão velho escroto, gordo, cabelo de cuia e cara de maníaco. Alfred Molina cumpriu bem seu papel, mas é bom deixar claro que nada da magia deste filme tem haver com seu vilão.
Emoção
Alguns nerds não gostaram do conteúdo elevado de emoção contido no filme, já ouvi comentários como: “Fizeram Peter um coitado pra chamar garotinhas ao cinema!” ou “Por que ele se dá mal o filme todo? É muito forçado!!!”.
Para aqueles que dizem isto digo apenas: Vocês não entenderam o filme.
Sim, o filme possui uma carga emocional elevada, mas logicamente é bem diferente do Emo-Aranha do terceiro filme, ou do futuro reboot teen da saga.
Na realidade, Homem Aranha 2 é um filme sobre ser um herói, esse é o fato principal, nada de Doutor maluco, Tia May sem grana, superar as dificuldades ou Mary Jane em apuros.
Quando Peter está passando pela crise com seus poderes, devido aos vários problemas pessoais e decide parar de ser o Homem Aranha, assim como um placebo, sua vida se torna melhor, temporariamente, mas o melhor do filme é acompanhar a conclusão que Peter tomará que, apesar dos vários problemas que a vida de super herói ocasiona, o que ele realmente quer ser é um herói.
No momento que ele rouba o uniforme do escritório do J. J. Jameson e coloca um bilhete com uma piadinha para o seu chefe, mais do que estar roubando o uniforme para ir atrás do Dr. Octopus ele estava novamente na ativa, novamente livre de suas limitações humanas, como a timidez e a falta de jeito, estava sim, feliz em ser o Homem Aranha.
Tio Bem o advertiu que “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", mas Peter percebeu que são exatamente essas responsabilidades que dão um sentido real a sua vida.
Este filme já ganha status de clássico apenas por isso, sem falar nas impressionantes cenas de ação, trítio, parar o um trem com teias, Stan Lee pagando de Nice Guy, etc, afinal o melhor filme de toda trilogia é sempre o segundo!

Contato: shadowplayer@espiraldestrutiva.com
Related Posts with Thumbnails

3 comentários:

Okman disse...

Há controvérsias

Phelps disse...

Eu acho que os vilões são muito mais interessantes

Anônimo disse...

Seguinte meu brother...
Pra começo de conversa, Tobey Maguire é um arremedo de ator. O cara não passa absolutamente nenhum sentimento positivo (que deveria passar no papel de super-herói) e parece que tem um ovo na boca. Ele é tão ruim que resolveram dar um reeboot na franquia, lamentável! Fico imaginando o Matt Damon com a cara de nerd que fez em O Talentoso Ripley e lamento muito que ele não tenha assumido o papel.
Segundo erro da série é Kirsten Dunst, que atriz ridícula meu Deus! Com certeza ela deu pra alguém pra estar num papel tão importante. Se ela tivesse morrido no primeiro filme, na cena que o Duende Verde solta ela e o bondinho, talvez o filme tivesse se aproximado da história em quadrinhos e o filme tivesse se salvado. Só deixo um nome que poderia ter substituido ela perfeitamente: Elisha Cutberth!
Terceiro: Sam Raimi! Sem comentários né? Um cara que não gosta do Venom, o que tá fazendo dirigindo filmes do Homem Aranha?
Por fim, qual o enredo do Homem Aranha 2?
Tem um cientista que faz experimentos consigo, dá errado e ele vira um vilão. Ele ataca a tia May, sequestra a Mary Jane e o Homem Aranha tem que salvá-la. No final, o vilão acaba morrendo no processo, ele salva a mocinha, mas não fica com ela. De qual dos dois filmes eu contei o enredo? Os dois são praticamente a mesma coisa!!!
Ou seja, lixo!
Desculpa aí, mas filme de herói mesmo continua sendo Batman - O Cavaleiro das Trevas e forçando um pouco o XMEN 2. Fim...

Postar um comentário