terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Simplesmente simples!

Simplesmente falando, surgiu uma vontade simples de por para fora o que é ter simplicidade. Logo percebi que de simples no assunto, somente o nome. Não vou mentir que eu sei aonde vai dar esta discussão; pois acho que “ser simples” entra na categoria de coisas que a gente sabe o que é, mas, por algum artífice divino, é impossível expressar em palavras. O amor está nesta categoria, assim como a felicidade e a dor. Talvez expressar em palavras signifique por lógica em algo que, por natureza, deve fluir livremente, seguindo uma razão única. Bom, mas vale à pena tentar!


Existe um postulado da geometria que diz: “A menor distancia entre dois pontos é uma linha reta”. Curvas, voltas, retornos tudo isto aumenta o quanto teremos que percorrer para chegar a um determinado destino. Enquanto a reta, de forma direta e precisa, faz o caminho, sem desvios, atingindo o objetivo da forma mais simples que existe. O conceito guarda algo mais profundo que pode, a meu ver, ser usado na explicação da simplicidade. Ser simples é agir como uma reta. Não uma reta no sentido de exatidão e inflexibilidade, uma reta no que diz respeito a não desviar do caminho, a não por obstáculos que obstruam o livre caminhar. Cabe agora explicar o que é caminhar e que obstáculos são estes.

No ultimo sábado fui a um restaurante. Calhou que nossa mesa ficasse de frente para o palco onde tinha um cantor, como posso definir, um tanto quanto peculiar. Ele devia ter uns noventa quilos e tinha braços fortes que contrastavam com a fragilidade e finura das pernas atrofiadas por algum tipo de doença. Embaixo do palco tinha um skate, que ele sentava em cima para poder ter certa independência para se locomover. Não nego que a primeira coisa que senti foi pena, pensando quão humilhante deveria ser, estar naquela situação. Só que, com o passar da noite, aquela figura foi demonstrando-se ter uma alegria, um riso tão largo e sincero que contagiou não só a mim, mas todos que estavam no local. No final das contas das contas, não importava mais a irrelevante condição física. Eu estava diante de um homem feliz e completo pela musica que cantava.





O que adiantaria, na situação dele, ficar triste? Agir com auto piedade traria algum resultado? A resposta é não. A simplicidade da escolha do cantor esta em mirar na superação e, como uma reta, não desviar do caminho para chegar neste objetivo. Ser simples é despir-se dos obstáculos, ou seja, dos excessos, dos preconceitos, das futilidades e retamente agir com o objetivo de buscar a essência das coisas. Seja como exemplo, durante uma conversa na qual esquecemos com quem estamos falando e nos preocupamos com o que se fala, ou quando nos doamos de forma gratuita para ajudar o próximo, independente de quem é o próximo. Repito, não confunda com ser exato. Muito longe disto. A simplicidade age de forma mais sensível e intuitiva buscando a melhor maneira de resolver uma determinada situação. Desviar, fazer curvas é “simplesmente” fugir do necessário ou, numa linguagem mais crua, encher lingüiça.

A simplicidade não significa contentar-se com pouco. Mas sim sentir-se completo sem a necessidade de muito. A busca do que te completa esta em saber o que é “essencial” e o que é dispensável. Após isto, traçar uma reta até este objetivo. Lembrando que, na geometria da vida, às vezes uma reta não é perfeitamente reta!

Coelho


Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário