domingo, 13 de fevereiro de 2011

Amnésia (Memento) - O Filme



Amnésia é um Suspense psicológico escrito e dirigido por Christopher Nolan (Batman DK, O Grande Truque, A Origem), e é uma das primeiras amostras de sua Genialidade e já está em 30° no Top 250 melhores filmes do mundo do IMDB.

Leonard Shelby(Guy Pearce) sofre de perda de memória recente, por conta de um traumatismo craniano causado por bandidos que invadiram sua casa e mataram sua mulher. A vida dele ,depois desses acontecimentos, tornou-se simplesmente a busca pela vingança, porém tudo se torna confuso quando você não consegue adquirir memórias de fatos recentes, ele não tem idéia de em quem confiar nem o que é mentira ou verdade em seu dia-a-dia. Esse é só o início de um dos roteiros mais inteligentes, intrigantes e surpreendentes do cinema.






Como não sua memória simplesmente acaba no dia da invasão da sua casa, Leonard teve que encontrar maneiras de guardar informações importantes com ele, para isso, ele tatua todas as informações relevantes que podem levar ele ao assassino de sua mulher, além de sempre ter á mão uma câmera Polaroid, manter um diário com tudo o que acontece na sua vida e escrever notas para si mesmo. E dessa forma ele consegue, mesmo que de maneira precária, prosseguir com sua investigação.

Mas sempre existe a possibilidade de que as pessoas ao seu redor estejam tentando usá-lo, como pessoas que ele não tem registro de ter conhecido mas se mostram antigos amigos, ou momentos em que Leonard se vê fazendo coisas que estão fora do seu rumo de procurar vingança.





Cristopher Nolar mostra sua genialidade na forma de como o filme é apresentado, com duas divisões, cenas coloridas que mostram o filme em ordem cronológica invertida, final para o início, e cenas preto e branco que mostram o filme em ordem cronológica normal. É como se ele tivesse gravado o filme inteiro de forma normal e recortado em vários pedaços, apresentando primeiro o último pedaço e logo após o primeiro, intercalando dessa forma entre fim e inicio como é ilustrado na imagem

O legal é que as cenas coloridas nos colocam exatamente na situação do protagonista, sem termos a mínima idéia do que aconteceu anteriormente aos fatos mostrados. Quando as imagens em preto e branco e coloridas convergem no mesmo ponto, temos o fim do filme, Final este que é incrivelmente inteligente.

Este Filme é uma obra prima de um Cineasta que merece toda a atenção, desde que vi Amnésia assisti todos os filmes do Nolan e gostei de todos

Trailer do Filme:
Related Posts with Thumbnails

6 comentários:

Anônimo disse...

Amnésia é o TOP dos Filmes Cult. Diferente de quase tudo o que vem de Hollywood, esse filme deixa de achar que somos burros, pelo contrario, aposta em nossa inteligencia para compreender tudo. Belissimo.

Anônimo disse...

O FILME É FANTÁSTICO MESMO. EU TAMBÉM DEPOIS DESTE FILME DO NOLAN VI TIDOS OS OUTROS DEPOIS.

Anônimo disse...

Nolan não dirigiu O ILUSIONISTA. E sim O GRANDE TRUQUE.

COELHO disse...

Eu sempre confundo o Ilusionita como grande truque !!

Anônimo disse...

Realmente eu concordo com a opinião de todos vcs, assisti esse filme quando era adolescente depois disso fiquei procurando por ele durante muito tempo e semana passada eu comprei ele e é simplesmente um filme antológico, fez até escola, Irreversível do Nóe segue o mesmo esquema o fim é o começo e vice-versa, assistam é muito bom tbm!!!!

Anônimo disse...

opa! filme novo!

Postar um comentário