quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O Corvo e Edgar Allan Poe em quadrinhos


Eu já fui obrigado a ler diversos poemas na escola e no cursinho, e cheguei à conclusão de que simplesmente não gostava desse gênero, até que descobri “ O Corvo” de Edgar Allan Poe encenado em um dos episódios de Os Simpsons, depois disso, passei a adorar esse poema .
E para minha surpresa ganhei a versão de O Corvo em quadrinhos nesse natal, e é sobre ela que vou falar nesse post.



O poema foi encenado em um episódio especial para o dia das Bruxas dos Simpsons, e gostei tanto da sonoridade que fui procurar o poema, e a cada vez que eu lia, ele ficava melhor.



O Poema discorre sobre um homem atormentado com a solidão depois que sua amada morreu. Até que em uma noite ele é visitado por um Corvo, que pousa sobre o busto de Palas(Atena dependendo da tradução) que ele tem em sua sala, o homem começa a questionar o corvo mas a única resposta é um sonoro e destruidor “nunca mais”.


E nesse natal, de surpresa, ganhei uma HQ de “O Corvo”, que é realmente muito boa, apesar de apresentar o poema de forma nada habitual, eu achei a experiência de ler o poema em HQ tão boa quanto à de ler o poema em formato normal.

A Revista em quadrinho foi lançada em 2009, pela editora Peirópolis na série Clássicos em Quadrinhos, com desenhos fantásticos de Luciano Irrthum. O trabalho de Luciano foi cuidadoso, os traços parecem ser temáticos á época de Poe e as ilustrações estão soltas por todo o livro, e não somente na parte do poema.






















A tradução utilizada foi a feita por Machado de Assis, que completava o centenário da morte no ano de lançamento da HQ.Em minha opinião é uma boa tradução mas não é a melhor, a melhor é a de Fernando Pessoa, mas como o Machado é mais conhecido e se comemorava o centenário de sua morte nesse ano, era uma escolha muito mais óbvia e comercial.


Este poema é a obra mais reconhecida de Poe, e é realmente muito boa, até as pessoas que não gostam de poemas podem vir a gostar deste. Clique aqui para ler o poesma de Poe na integra traduzido por Fernando Pessoa, e aqui a tradução de Machado de Assis






Ficha Técnica da HQ
ISBN: 978-85-7596-168-1
Edição: 1
Formato: 20x27cm
Páginas: 48
Capa: Brochura
Autor: Edgar Allan Poe
Ilustrador: Luciano Irrthum
Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário