sábado, 26 de março de 2011

Dead Can Dance - Ritmos diferentes

Eventualmente, para qualquer forma de expressão, gosto de conhecer o que foge um pouco do mais popular.

Um exemplo é a banda Dead Can Dance (DCD), formada em Melbourne, Austrália em 1981. Os seus integrantes iniciais eram Paul Erikson (baixo), Lisa Gerrard (vocais), Simon Monroe (baterista) e Brendan Perry(guitarra e também nos vocais).
É considerada por muitos uma banda de World Music, apesar de possuir diversos estilos.

A banda é conhecida por utilizar diversos e instrumentos alternativos, como o Yangqin, um instrumento Chinês semelhante à cítara, tocado pela própria Lisa Gerrard (é o instrumento mais agudo no início do vídeo Rakim)


Durante seus 17 anos de existência, DCD alternou entre diversos membros, sendo que apenas os vocais Lisa Gerrard e Brendan Perry se mantiveram até o fim. Foram lançados oficialmente sete álbuns em estúdio.
O primeiro disco, que leva o nome da banda, é na minha opinião pouco interessante, pois é diferente do estilo dos demais álbuns da banda, mas os discos lançados posteriormente são de grande qualidade, incluindo o excelentíssimo "Toward the Within", o único ao vivo.

Após o fim da banda, Lisa e Pieter Bourke ainda lançaram um CD juntos (Duality), que não leva o nome "DCD" mas possui o mesmo estilo musical, e poderia ser facilmente considerado parte do repertório do grupo.

A primeira música do Duality (Shadow Magnet) pode ser facilmente reconhecida no filme Gladiador (apesar de não ser exatamente esta a música apresentada no filme), já que a trilha sonora foi produzida pela própria Lisa Gerrard em conjunto com Hans Zimmer.

O trabalho solo de Lisa Gerrard também merece ser citado, com destaque a música Sanvean do primeiro disco solo (The Mirror Pool). Ainda hoje Lisa trabalha de forma independente, seja em filmes seja em seus discos solo.

Brendan Perry também segue carreira solo, mas num estilo um pouco diferente. Antes de fundar o DCD, ele tocou numa banda punk rock (!!!) neozelandesa chamada The Scavengers. A música Wintersun do album Ark (2010) é também de grande qualidade, mostrando que os anos não afetaram seu talento.

Por fim, certamente é um grupo que preza pela qualidade de seu trabalho. É audível que cada música foi trabalhada com muito cuidado, tendo em mente o resultado final. Sempre admirei muito essa característica em qualquer banda, pois nesses casos percebo que é um trabalho feito por gente que faz música por amor à arte. O sucesso é apenas consequência.

Vídeos:

Dead Can Dance - Host of Seraphim


Dead Can Dance - Rakim


Lisa Gerrard & Pieter Bourke - Shadow Magnet


Brendam Perry - Wintersun

Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário