terça-feira, 29 de março de 2011

Primer - Um Filme Feito por um Matemático


Primer é um filme de ficção cientifica feito por um matemático desencantado com sua profissão, filmado com atores amadores, grande parte se passa na garagem do diretor, que também é ator, roteirista e editor, o filme custou 7 mil dólares. Mesmo com tudo isto, conseguiu milhares de fãs pelo mundo e uma distribuidora que espalhou o filme.

O Filme conta a história de quatro engenheiros que, em seu tempo livre, trabalham em um projeto para diminuir o peso de um objeto dentro de uma cápsula, eles usam tudo a sua disposição pra levar o projeto em diante, como usar gás de geladeira e catalisadores de carro, tudo vai bem até que eles começam a notar certas mudanças em objetos que ficam dentro da cápsula.




Eles começam a notar que de vez em quando cresce uma substância lá dentro, eles levam o material para o laboratório, e descobrem que é uma proteína gerada por algum microorganismo, porém o período para se gerar tamanha quantidade de proteína seria de 5 anos, e o período de crescimento dentro da cápsula foi de menos de 5 horas, nem eles mais sabem qual esta sendo o rumo do projeto e qual a importância de sua criação.

Só mais tarde eles descobrem que criaram uma espécie de máquina de viagem no tempo, mas não algo simples e bobo como geralmente vemos em se tratando desse assunto no cinema, Primer vai além, e cria um conceito de viajem no tempo mais interessante e sério do que tudo já visto cinema, conceito este que só poderia ser criada por alguém que estudou ciências exatas. Depois de perceberem o que criaram começam a discutir o que podem fazer e as possibilidades, e entram em diversas questões morais e filosóficas, afinal, o que fazer e quais são os limites quando você tem tantas possibilidades a sua frente.






O filme é muito bem feito apesar de todas as limitações da produção, e também, é extremamente complicado, o filme mais complexos que já vi, e para aproveitar realmente a história você tem que assistir mais de uma vez pelo menos, por conta disso, talvez não agrade ao público que está mais acostumado com blockbusters, se você gostou de filmes como Donnie Darko, Amnésiaou ou Southland Tales provavelmente ira gostar desse filme, e vai encontrar um filme de ficção cientifica realmente muito bom e diferente do que geralmente encontramos em Hollywood.


Trailer
Related Posts with Thumbnails

4 comentários:

viking disse...

é impressão minha ou esse filme lembra muito efeito borboleta?

Okman disse...

viking, parece muito pouco, esse primer é muito menos blockbuster e um milhão de vezes mais complexo

Herbert Câmara disse...

Nem tem o Canastrão Kutcher no elenco!

Ainda ñ assisti mas parece ser bom.

Conrado disse...

viking certamente não assistiu ao filme antes de fazer esse comentário.. rsrs

Postar um comentário