quarta-feira, 16 de março de 2011

Síndrome da China - Filme



Com a crise nuclear no Japão, me lembrei de um excelente drama que trata do assunto, "A Síndrome da China" (1979), dirigido por James Bridges.

Kimberly Wells (Jane Fonda) é uma repórter que fazia uma série sobre fontes de energia. Durante uma visita a uma usina nuclear, ela e a equipe presenciam uma grande agitação na sala de controle, que foi capturada pela câmera, mesmo com a proibição de filmagens naquela área.



Não satisfeitos com a informação de que o ocorrido tenha sido rotineiro, descobrem pelas filmagens a gravidade do acontecimento, que fora encoberto pela empresa administradora da usina.


É nesse momento que é explicado o nome do filme, "A Síndrome da China", que é uma piada quanto à catástrofe que aconteceria se o núcleo de uma usina nuclear perdesse o controle e começasse uma fusão, atravessando o planeta até chegar à China.

Eles contam com a ajuda de um funcionário da usina, Jack Godell (Jack Lemmon), e, quanto mais investigam, mais encontram irregularidades no que deveria garantir a segurança da usina. O "acidente" pode não ter sido tão acidental.

O filme apresenta diversos assuntos, não só os riscos da energia nuclear, mas também as responsabilidades da imprensa quando encontra barreiras ao divulgar informações; e a responsabilidade individual de não deixar de fazer o correto por ter seu emprego ou vida em risco.

"A Síndrome da China" tem várias lições a ensinar, além de possuir uma história envolvente e boas atuações. Recomendo.

Trailer:

Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário