quarta-feira, 25 de maio de 2011

Não entre em PÂNICO


Em 1978 é transmitida pela primeira vez, pela BBC no Reino Unido, a série radiofônica que depois se transformaria em uma das séries de livro mais geniais da história, “O Guia do mochileiro das galáxias” que mostra toda a genialidade cômica do autor britânico Douglas Adams. E hoje no dia da toalha, presto eu também minha homenagem a essa fascinante “trilogia” de cinco livros.


Uma toalha nas costas e o universo à frente


Os livros contam a história de Arthur Dent, que subitamente se vê viajando pelo universo ao lado de seu amigo alienígena Ford Prefect, após a terra ter sido destruída para construção de uma via intergaláctica. Assim começa a saga que conta mais do que a estória de uma viagem ao universo, mas também de uma viagem a essência humana.


Com muita sagacidade, inteligência e desenvoltura o autor faz piada sobre política, religião, ciências, entre outras áreas do conhecimento humano, sempre se utilizando de simplicidade para gerar risos e nos fazer pensar ao mesmo tempo. Os cinco livros da série “O Mochileiro das Galáxias” (“O guia do mochileiro das galáxias”, “O Restaurante no Fim do Universo”, “A Vida, o Universo e Tudo Mais”, “Até logo, e Obrigado pelos Peixes” e “Praticamente Inofensivo”) nos trás todos os aspectos do humor inglês, humor esse que transformou séries como “Monty Python” e “Mr. Bean” famosas e reconhecidas.

Os livros são de leitura fácil e atraente, com personagens bem construídos e com enredos envolventes. É comum ficar maravilhado ao ler uma passagem absurda do livro sendo tratada como algo banal ou se surpreender com alguma conclusão simples a partir de uma avalanche de bizarrices.

Então se você é nerd ou simplesmente esta cansado de ligar a televisão e se deparar com comédias a lá “A Praça é nossa” ou “Zorra Total”, não pode deixar de ler esta obra-prima da ficção – cientifica e de saborear uma comédia de alto nível.
Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário