quarta-feira, 1 de junho de 2011

Persépolis uma Grafic Novel Iraniana



Persépolis é uma Gráfic Novel autobiográfica de Marjane Satrapi, uma iraniana que vivência grandes transformações no Irã. O livro conta sobre como a pequena garota encarava a guerra e como a vivenciou no quintal de casa todos os dias, como foi a experiência de ter familiares mortos por um governo sangrento e totalitarista e quais eram os pensamentos de uma garotinha revolucionária sobre tudo o que estava acontecendo durante esse período n.
Mais velha, Marjane vai para a Europa, fugindo da guerra, e lá vivência a experiência de estar em um país com cultura completamente diferente e com sérios preconceitos quanto a mulçumanos




A autora conta com a imensa sensibilidade sobre sua própria vida, mostrando a evolução de seus pensamentos e sentimentos desde a infância na guerra, a adolescência na Europa e a volta ao Irã, sempre focando nas relações interpessoais dela, com s pais quando está no Irã e com os amigos quando está na Europa. É evidente as mudanças durante a vida, e podemos perceber isso pelo modo como ela pensa, age e fala.



Com este livro podemos conhecer um pouco mais sobre a cultura do Irã por olhos não preconceituosos de uma nativa talvez por isto o livro foi tão premiado pelo mundo inteiro e virou um longa metragem animado .
O livro é rápido, divertido e de uma sensibilidade incrível, realmente parece que a narradora da história vai crescendo com o tempo, a vida de Marjane foi realmente muito interessante, por isso eu indico esse livro a todos os públicos, mesmo os que não estejam acostumados com quadrinhos e que nunca tenham tido contato com a cultura persa.
Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário